PROJETO COFINANCIADO PELA UE:


Designação do Projeto:

Rosacel – Estruturando diferenciais competitivos para o seu sucesso no mercado global

Código do Projeto:

NORTE -02-0752-FEDER-024582
NORTE -06-3560-FSE-024582

Objetivo Principal:

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção:

Norte

Entidade beneficiária:

ROSACEL – TÊXTEIS, UNIPESSOAL LDA

Data de aprovação:

2017-07-06

Data de início:

2017-06-14

Data de conclusão:

2019-06-12

Custo total elegível:

319.009,46€

Apoio financeiro da União Europeia:

FEEI - 146.125,69€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

A Rosacel – Têxteis, Unipessoal, Lda., doravante denominada de Rosacel, iniciou a sua atividade em 2011, dedicando-se à fabricação de artigos têxteis confecionados, tais como as colchas de algodão e panos para os segmentos de hotelaria e home. A empresa pretende distinguir-se da concorrência através de produtos de excelência e inovadores, feitos com matérias-primas de qualidade, satisfazendo dessa forma as necessidades dos seus clientes. Para alcançar este posicionamento, tem como objetivo principal a diversificação dos seus produtos e responder justin-time. Nesse sentido, pretendem começar a produzir produtos para tudo o que o têxtil-lar engloba, nomeadamente lençóis de tecido mescla, panos de cozinha e atoalhados de mesa.

A promotora vende atualmente para um segmento de gama média, sendo que, além de diversificar os seus produtos, pretende ainda alargar o seu âmbito de atuação, tendo como alvo o segmento gama alta.

De modo a obter vantagem competitiva, a Rosacel pretende, ainda, apostar no marketing e estruturar uma marca forte, que seja reconhecida no mercado, como sendo uma marca de excelência.

A vontade de apostar no mercado internacional existe desde o início da sua atividade, tendo logo iniciado as suas exportações. Atualmente 37% da sua produção é vendida para os mercados internacionais, pretendendo, através da sua aposta em produtos de qualidade, aumentar a sua presença internacional e destacar-se dos concorrentes. Esta visão estratégica da promotora será alcançada através da concretização dos seguintes objetivos estratégicos:

- Formação dos seus recursos humanos, especialmente na área da internacionalização;

- Reforçar a sua posição nos mercados internacionais onde já atua;

- Apostar na divulgação internacional, de modo a estabelecer novos contactos estratégicos e reforçar laços com os clientes atuais;

- Aumentar o volume de negócios internacionais.

A promotora tem previsto realizar, um conjunto de ações de inovação, descritas no plano de internacionalização e, deste modo, vender os seus produtos de qualidade e diferenciadores nos mercados-alvo. Essas ações enquadram-se nas seguintes tipologias:

- Conhecimento de mercados externos: a participação numa feira internacional de têxteis para casa, a Heimtextil na Alemanha, de modo a aumentar a sua notoriedade internacional;

- Presença na web, através da economia digital: desenvolvimento de um vídeo promocional e, ainda, atualização do seu website, incluindo novas funcionalidades como catálogos para divulgar os seus produtos com a finalidade de publicitar produtos e melhorar os seus canais de comunicação digitais;

- Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: registo internacional da marca Rosacel de modo a criar uma imagem forte no mercado e destacar-se da concorrência;

- Prospeção e presença em mercados internacionais.

- Marketing internacional: elaboração de catálogos e flyers para apresentar os seus produtos internacionalmente e ganhar mais notoriedade;

- Certificações específicas para o mercado externo: adesão às certificações OEKO-TEX Standard 100 e a ISSO 9001:2005 de modo a sinalizar ao mercado a qualidade dos seus produtos e sistema de gestão;

- Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de dois técnicos especializados para a área de marketing/comercial para auxiliar a empresa na sua internacionalização, de modo a que seja bem-sucedida.

A Rosacel pretende aumentar a sua quota de mercado internacional através da entrada em novos mercados.


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