Norte 2020
Portugal 2020
União Europeia

Projeto de Inovação

Designação do Projeto:

Rosacel - Diversificação da gama de produtos

Código do Projeto:

NORTE -02-0853-FEDER-023241
NORTE -06-3560-FSE-023241

Objetivo Principal:

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção:

Norte

Entidade beneficiária:

ROSACEL – TÊXTEIS, UNIPESSOAL LDA

Data de aprovação:

2017-06-12

Data de início:

2017-09-18

Data de conclusão:

2019-08-17

Custo total elegível:

789.754,61€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

A Rosacel - Têxteis, Unipessoal, Lda foi constituída em julho de 2011, e o seu objeto consiste na fabricação de artigos têxteis confecionados, exceto vestuário, produzindo colchas de algodão. Atualmente da carteira de produtos da empresa, fazem parte produtos como colchas e panos, dirigindo-se todos os produtos para o segmento de hotelaria e home. A implementação do plano de investimento apresentado pela Rosacel nesta candidatura, permitirá a adaptação do seu layout produtivo para a produção de produtos para o segmento médio-alto. Os principais objetivos estratégicos da empresa passam pela qualificação dos recursos humanos, capacitação da unidade produtiva com tecnologia inovadora ao nível da empresa, divulgação da Rosacel no mercado internacional, assim como intensificar a sua presença nos mercados atuais e reforçar relações a nível internacional.

Projeto de Internacionalização

Designação do Projeto:

Rosacel – Estruturando diferenciais competitivos para o seu sucesso no mercado global

Código do Projeto:

NORTE -02-0752-FEDER-024582
NORTE -06-3560-FSE-024582

Objetivo Principal:

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção:

Norte

Entidade beneficiária:

ROSACEL – TÊXTEIS, UNIPESSOAL LDA

Data de aprovação:

2017-07-06

Data de início:

2017-06-14

Data de conclusão:

2020-06-12

Custo total elegível:

319.009,46€

Apoio financeiro da União Europeia:

FEEI - 146.125,69€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

A Rosacel – Têxteis, Unipessoal, Lda., doravante denominada de Rosacel, iniciou a sua atividade em 2011, dedicando-se à fabricação de artigos têxteis confecionados, tais como as colchas de algodão e panos para os segmentos de hotelaria e home. A empresa pretende distinguir-se da concorrência através de produtos de excelência e inovadores, feitos com matérias-primas de qualidade, satisfazendo dessa forma as necessidades dos seus clientes. Para alcançar este posicionamento, tem como objetivo principal a diversificação dos seus produtos e responder justin-time. Nesse sentido, pretendem começar a produzir produtos para tudo o que o têxtil-lar engloba, nomeadamente lençóis de tecido mescla, panos de cozinha e atoalhados de mesa.
A promotora vende atualmente para um segmento de gama média, sendo que, além de diversificar os seus produtos, pretende ainda alargar o seu âmbito de atuação, tendo como alvo o segmento gama alta.
De modo a obter vantagem competitiva, a Rosacel pretende, ainda, apostar no marketing e estruturar uma marca forte, que seja reconhecida no mercado, como sendo uma marca de excelência.
A vontade de apostar no mercado internacional existe desde o início da sua atividade, tendo logo iniciado as suas exportações. Atualmente 37% da sua produção é vendida para os mercados internacionais, pretendendo, através da sua aposta em produtos de qualidade, aumentar a sua presença internacional e destacar-se dos concorrentes. Esta visão estratégica da promotora será alcançada através da concretização dos seguintes objetivos estratégicos:
- Formação dos seus recursos humanos, especialmente na área da internacionalização;
- Reforçar a sua posição nos mercados internacionais onde já atua;
- Apostar na divulgação internacional, de modo a estabelecer novos contactos estratégicos e reforçar laços com os clientes atuais;
- Aumentar o volume de negócios internacionais.
A promotora tem previsto realizar, um conjunto de ações de inovação, descritas no plano de internacionalização e, deste modo, vender os seus produtos de qualidade e diferenciadores nos mercados-alvo. Essas ações enquadram-se nas seguintes tipologias:
- Conhecimento de mercados externos: a participação numa feira internacional de têxteis para casa, a Heimtextil na Alemanha, de modo a aumentar a sua notoriedade internacional;
- Presença na web, através da economia digital: desenvolvimento de um vídeo promocional e, ainda, atualização do seu website, incluindo novas funcionalidades como catálogos para divulgar os seus produtos com a finalidade de publicitar produtos e melhorar os seus canais de comunicação digitais;
- Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: registo internacional da marca Rosacel de modo a criar uma imagem forte no mercado e destacar-se da concorrência;
- Prospeção e presença em mercados internacionais.
- Marketing internacional: elaboração de catálogos e flyers para apresentar os seus produtos internacionalmente e ganhar mais notoriedade;
- Certificações específicas para o mercado externo: adesão às certificações OEKO-TEX Standard 100 e a ISSO 9001:2005 de modo a sinalizar ao mercado a qualidade dos seus produtos e sistema de gestão;
- Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de dois técnicos especializados para a área de marketing/comercial para auxiliar a empresa na sua internacionalização, de modo a que seja bem-sucedida.
A Rosacel pretende aumentar a sua quota de mercado internacional através da entrada em novos mercados.

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